Páginas


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ansiedade

Como nao é novidade para ninguem... A maioria dos gordinhos sao pessoas ansiosas e eu nao sou diferente, no meu caso sou tao ansiosa q se eu nao me cuidar eu fico ate doente, ou seja minha asma e meus "ites" me atacam rsrs .
Hoje pela minha conta faltam 11 dias (sem contar com o dia 13 ) para minha cirurgia e eu so nao estou "surtando" pq estou a base de um remedio natural para ansiedade cujo o nome eh passiflorine, é mt bom to tranquila mas mesmo assim ainda sinto uns friozinho na barriga rsrs e por esse motivo resolvi posta uma reportagem sobre a maldita ansiedade, espero que gostem.

Ansiedade

A ansiedade é uma perturbação psíquica caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia, intranquilidade, desassossego, ansiedade, medo, etc. que provoca um mal estar e uma tensão constante.
A pessoa está sempre numa tensão constante e com "medo de algo" que ela não conhece nem sabe definir.
Ela sente-se intranquila e as situações á sua volta criam-lhe muitas vezes um mal estar que ela não consegue definir nem controlar.
Este estado de espírito altera negativamente a vida da pessoa e leva-a a afastar-se da realidade á sua volta, acabando muitas das vezes por prejudicar a sua vida e os seus relacionamentos.
Mudança de emprego, de casa, casamento, etc. ou qualquer situação que implique mudança podem criar um estado de grande ansiedade e agitação na pessoa que sofre de ansiedade.
Sintomas
Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre a fazer coisas por forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor.
Normalmente as pessoas ansiosas são "nervosas", apreensivas e têm dificuldades na concentração e de reflexão.
Como sofrem de uma agitação e mal estar constante por vezes têm dificuldade em dormir ou têm um sono não reparador podendo ter sonhos e pesadelos ou um sono leve o que as leva a sentirem-se cansadas ou com pouca energia durante o dia.
Por vezes existem sensações corporais como excesso de transpiração, taquicardia, transtornos respiratórios, dores de estômago, más digestões, perturbações intestinais e outras alterações do sistema nervoso autónomo.
Algumas vezes este estado de espírito agrava outras situações como alergias, dermatites, e outras devido ao stress e ansiedade constantes.
Tratamentos
Por vezes usa-se a psicoterapia para dar uma ajuda nesta situação assim como a prática de exercícios relaxantes como o yoga, tai-chi e outros exercícios físicos por forma a libertarem o stress e a descontraírem a pessoa.
No entanto há que fazer um outro género de trabalho para que se localizem as causas por detrás da ansiedade e para que dessa forma se consigam trabalhar e eliminar as causas da ansiedade.
A ansiedade é uma característica das personalidades ansiosas e como tal a ansiedade tem muito a ver com a personalidade da pessoa que como se sabe é herdada e criada ao longo da vida.
Perdas de pessoas queridas podem muitas das vezes agravar este estado tal como outras situações stressantes vividas ao longo da vida.
A ansiedade é muitas das vezes herdada da família e há que fazer um trabalho familiar e um trabalho que faça um outro tipo de abordagem daquele que normalmente se faz.
Há que mudar a maneira de ver e de sentir da pessoa e para isso tem de se levar a pessoa a ver e a resolver situações que a afectam a nível inconsciente e sem ela se dar conta.
Há que ir ás causas e resolvê-las e isso hoje pode-se fazer de uma forma muito mais rápida quando se sabe o que procurar e como conduzir a pessoa a libertar aquilo que a afecta.
Isto por si só não chega e muitas das vezes há que fazer uma desmemorização das tensões e emoções que foram sendo acumuladas ao longo da vida no corpo e nos tecidos e que agravam todo o estado de ansiedade.
Em muitos casos também é frequente existirem situações físicas no corpo que estão na base da ansiedade e que precisam de ser corrigidas e eliminadas para que a ansiedade se consiga vencer e ultrapassar.
No fundo, há que perceber quais as causas por detrás da ansiedade e saber como corrigi-las para que a pessoa passe a viver a sua vida da maneira que ela merece ser vivida.

5 comentários:

Cris Fênix disse...

Nossa, esse texto sou eu!
Caramba, nem eu tinha idéia de tudo isso.
Mari, estou torcendo muito por vc.
Também sinto que conheço vc há muito tempo e sei que sempre posso contar com vc.
Obrigada de coração
Beijos

Blog Dri Viaro disse...

Pois é a ansiedade atrapalha muito na hora de fazer dieta, as vezes procurar um medico é bom viu amiga

bjsss

Jehh disse...

Miguxaaaaaaaaaaaaa
eu sei bem o q ansiedade !!!!
tava lokinha pra sair do hospital tb !!!
obrigada pelo carinho !!!
Já estou em casa !!!
um pouco fraquinha mais espero q logo logo esteja otimaaa !!!
beijoss
=***

Cris Fênix disse...

Passei para te desejar um ótimo domingo e dizer que tem selinho para você lá no meu blog.
Beijos

Cintia Teles disse...

olá bom dia...tem selinho lá no meu blog pra vc